Tratamento Multidisciplinar

Odontologia

Diagnostica e trata possíveis manifestações bucais decorrentes do tratamento do câncer. Realiza avaliação, acompanhamento e orientações gerais à criança e seu núcleo familiar. Num ambiente agradável, a criança é recebida com atenção, brincadeiras e estimulada a querer voltar. A Clínica FAC oferece também tratamento com laserterapia, indicado na prevenção da mucosite oral, comum em pacientes oncológicos.

Farmácia

Realiza assistência aos pacientes, seus familiares e esclarece dúvidas relacionadas às medicações. Avalia a prescrição médica quanto à dosagem e administração. Acompanha a criança durante todo o ciclo de tratamento, identificando possíveis reações adversas. Responsável por técnicas de biossegurança, recebimento, armazenamento e entrega de medicamentos às famílias.

Enfermagem

Presta assistência ao paciente e sua família em todas as etapas do tratamento, desde o diagnóstico da doença, passando pela cirurgia, radioterapia, quimioterapia e medicação. Exerce papel educativo, orientando sobre os cuidados que devem ser tomados durante todo o tratamento. É por meio da enfermagem que nossas crianças são recebidas e encaminhadas à quimioterapia e equipe multidisciplinar.

Psicologia

Lida com as dificuldades que surgem assim que o diagnóstico chega. Auxilia com as repercussões emocionais do tratamento do câncer. A terapia é realizada por meio de atividades lúdicas, na qual o familiar que acompanha a criança também é atendido. É um espaço de escuta, acolhimento e reflexão para que, desta forma, paciente e família desenvolvam recursos emocionais para enfrentar esta fase de suas vidas.

Nutrição

Ajuda o paciente a lidar com os sérios problemas que, infelizmente, o assolam durante o tratamento. Orienta e ensina a família a usar a imaginação para que seus filhos se alimentem de forma correta durante esta fase tão difícil, em que falta de apetite e carência nutricional são frequentes. Esclarece dúvidas, ajudando na suplementação e substituição de alimentos para que o organismo do paciente se fortaleça para enfrentar a doença.

Assistência Social

Orienta pacientes e familiares sobre seus direitos e deveres durante o período em que estão tratando a doença. Avalia, esclarece dúvidas e provê recursos às famílias, como medicamentos, insumos hospitalares e suplementos alimentares, conforme a necessidade. Cuida para que o aspecto social seja levado em consideração durante todo o tratamento e a assistência seja completa.

Hematologia

A hematologia pediátrica cuida de todas as doenças do sangue nas crianças, como anemias, alterações de leucócitos e plaquetas, e as que cursam para o sangramento. Também cuida das leucemias e linfomas, que são tipos de cânceres, que acomete todas as faixas etárias das crianças de zero a 18 anos.