Juntos vamos vencer o câncer

A Clínica FAC atende crianças e adolescentes de todo o Brasil, portadoras dos mais diversos tipos de câncer. Nossos pacientes são filhos de famílias carentes que, por algum motivo, não conseguiram vagas no sistema público de saúde. Ou não podem arcar com os custos de consultas, remédios e insumos médicos. 

O câncer é uma doença agressiva, que exige agilidade no tratamento. Nossas crianças não podem esperar! Com a ajuda de apoiadores, podemos proporcionar assistência de qualidade, no tempo que elas precisam.

Confira abaixo alguns dos tipos de câncer que tratamos.  

Leucemia

É o tipo de câncer mais comum em crianças. Caracteriza-se por um grupo de cancros que se desenvolvem na medula óssea, causando um número elevado de glóbulos brancos anormais. Os sintomas incluem hemorragias, contusões, fadiga, febre alta e infecções. O diagnóstico é feito por meio de análises de sangue e biópsia da medula óssea. O tratamento engloba quimioterapia, radioterapia, terapia dirigida e transplante de medula óssea.

Linfoma

Tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático, que fazem parte do sistema imunológico. São divididos em Linfoma de Hodgkin e Linfoma de Não-Hodgkin, sendo este o mais comum. Entre os sintomas estão o aumento dos gânglios linfáticos, ínguas indolores, febre, suores noturnos abundantes, perda de peso, coceiras e fadiga. O tratamento pode incluir quimioterapia, radioterapia e transplante de medula óssea.

Neuroblastoma

Tipo de câncer que se desenvolve principalmente em crianças com menos de 5 anos de idade. Muitas vezes já está presente desde o nascimento. Surge a partir das células nervosas e pode afetar várias partes do corpo. Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, vômitos, alterações motoras, cognitivas e paralisia de nervos. O tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia e transplante de medula óssea.

Retinoblastoma

Tipo de câncer que afeta os olhos. Originário de células da retina, a parte do olho responsável pela visão, pode estar presente já no nascimento. Apesar de ser relativamente raro, é bastante agressivo, podendo levar à cegueira. Quando diagnosticado precocemente, pode ser curado. O principal sintoma é a leucocoria, que é um reflexo branco na pupila, também conhecido como “olho de gato”, além de fotofobia, estrabismo, inflamações, conjuntivite e dificuldade visual.

Tumor de Wilms

Também conhecido como nefroblastoma, é um tumor renal maligno mais frequente em crianças. Geralmente aparece em apenas um rim, mas pode comprometer os dois. É muito comum que não apresente sintomas. Caso apresente, se manifestam como dilatação e dor abdominal, febre, perda de apetite, náuseas, vômitos e sangue na urina. Os pacientes são tratados com quimioterapia e cirurgia para a retirada do rim afetado pelo tumor. Em alguns casos é indicada a radioterapia.

Osteossarcoma

Câncer que começa nas células dos ossos, que passam a se multiplicar e crescer sem controle. Essa nova massa, ou tumor, começa a invadir o espaço de estruturas próximas. É mais comum em crianças e adolescentes no estirão de crescimento. Os sintomas incluem dor nos ossos ao se mover, descansar ou levantar objetos, fraturas ósseas, inchaço local, vermelhidão, mancar e limitação dos movimentos das juntas. O tratamento mais comum envolve quimioterapia e cirurgia.

Entidades e casas de apoio parceiras:

Anjo de Luz

São Paulo/SP

Sociedade Beneficente Gota de Amor

São Paulo/SP

Casa de Apoio Vida Divina

São Paulo/SP