ESPECIALIDADES

O que faz

A enfermagem tem sua extrema importância por estar ao lado do paciente em tempo e de forma integralizada, atua na Clínica FAC com realização de consulta de enfermagem para detecção de problemas advindos do tratamento, assim como orientações em geral, retirando dúvidas e acompanhando o paciente durante todo o processo de tratamento.

É por meio da enfermagem que o paciente é recebido e encaminhado para a terapia Antineoplásica (quimioterapia), onde será administrada a terapia e posteriormente a liberação do paciente, assegurando que o mesmo está em condições clínicas de ir embora. Também encaminha o paciente à equipe multidisciplinar para um atendimento totalmente integral e humanizado.

A sala de "Quimioteca possui um ambiente agradável onde as crianças brincam e são tratadas conforme suas necessidades.

Será disponibilizado um telefone "Alô Enfermeira" para o paciente tirar suas dúvidas. Este telefone é atendido diretamente pela Enfermeira facilitando e agilizando o contato entre Paciente – Profissional.


Farmacêutica

A Farmacêutica na Clínica realiza atendimentos direto ao paciente/família na sala de terapia antineoplásica (Atenção Farmacêutica), tira dúvidas do paciente/família relacionada às medicações, realiza interação medicamentosa onde o paciente/família recebem diversas orientações de como e quando fazer uso de suas medicações em casa, entre outros. A Farmacêutica acompanha o paciente durante todo o ciclo de tratamento avaliando as possíveis reações esperadas do fármaco envolvido no tratamento.


Nutrição

O serviço de nutrição está inserido na Clínica FAC para ajudar o paciente a lidar com sérios problemas que infelizmente o assolam durante o tratamento. A nutricionista vai orientar, ensinar e usar a imaginação para ajudar o paciente a lidar com as dificuldades em conseguir manter o estado nutricional mesmo durante esta fase tão difícil, onde os sinais e sintomas podem se tornar mais exacerbados e levar o paciente a uma carência nutricional e também até mesmo parar o tratamento.

A Nutricionista atende o paciente/família esclarecendo as dúvidas, ajudando com suplementação e substituição dos alimentos com o intuito de manter o organismo forte e pronto para trabalhar.


Infantil

A Psicologia vem somando a cada dia mais na Clínica, pois lida com as dificuldades que serão geradas com o paciente/família assim que o diagnóstico chega. Tem o objetivo de auxiliar pacientes e seus cuidadores a lidar com as repercussões emocionais do diagnóstico e tratamento da doença oncológica.

O atendimento para as crianças é realizado por meio de atividades lúdicas que visam o contato com as suas dificuldades em relação à doença. O familiar que acompanha a criança também é atendido, a fim de que este possua um espaço de escuta, acolhimento e reflexão acerca de seus sentimentos, para que desta forma, ambos (paciente e família), desenvolvam recursos emocionais para enfrentar esta fase de suas vidas.


Serviço social

Contamos com o Serviço Social pensando em ajudar pacientes/ familiares a ter conhecimento de seus direitos e deveres durante este período onde estão tratando uma doença. O Assistente Social avalia paciente/família, orienta, esclarece dúvidas e consegue encaminhar para diversos recursos conforme a necessidade de cada família, sua atuação vem ajudar também toda a equipe em relação ao aspecto social de nossos pacientes.


Odontologia

Este serviço agrega à equipe multidisciplinar da Clínica FAC com o intuito de diagnosticar possíveis manifestações bucais, trabalhar a prevenção e o tratamento destas manifestações que o paciente possivelmente terá em decorrência do tratamento antineoplásico.

As Dentistas fazem avaliação da criança, acompanhamento, orientações gerais à criança e seu núcleo familiar, durante a terapia acompanha e trata os efeitos adversos e colaterais. Num ambiente agradável a criança é recebida e estimulada a querer voltar, pois visamos aumentar o conforto e qualidade de vida destes pacientes.


Fundo de Assistência à Criança
Todos os direitos reservados

Fone: (11) 3141-9965
Fax: (11) 3283-2501

E-Mail: doacao@fundodeassistenciaacrianca.org.br